terça-feira, 21 de agosto de 2012

E essa vai pra você que pensa que o mundo gira ao seu redor, e que as pessoas só fazem as coisas que tenham efeito direto ou indireto na sua vida...

Dicionário Aurélio
Diz-se daquele que refere tudo ao próprio eu, tomado como centro de todo o interesse; personalista.

Wikipédia - Egocentrismo
Egocentrismo é a característica que define as personalidades que consideram que tudo gira ao seu redor.

Dicionário inFormal
Sinônimos: egocentrista, egoísta, metido, aparecido, personalista.
Antônimos: altruísmo, sociável, esparzido, altruísta, humilde.
Relacionadas: idiossincrasia, ego, egoísta.
Significados de egocêntrico:
1. Indivíduo que acredita que tudo deve caminhar a seu favor, por achar que é o único a merecer; sem se preocupar com o seu semelhante.
2. Pessoa que centra-se no se próprio ego: ego + centro= centra-se em si mesmo; indivíduo egocêntrico é idiossincrático; considera que tudo "gira ao seu redor"; pop.: "centrado no próprio umbigo".
3. Pessoa que age voltado para si mesmo, considerando-se o centro do mundo. Age em benefício do próprio ego. Desconsidera os demais.
4. É um adjetivo relativo ao egocentrismo.Significa aquele que se considera o centro do universo. Diz-se da obra cujo autor é o centro e principal ator. Em Psicologia, egocêntrico significa aquele indivíduo preocupado consigo mesmo e seus problemas ,e relativamente insensível às preocupações de outros,mas não necessariamente egoísta.



Egocêntrico tem até dito popular. Ou você nunca ouviu - "Falem mal, mas falem de mim."?

É impressionante como algumas pessoas são capazes de fazer qualquer coisas para obterem atenção, para ter alguma relevância, capazes do mal aos seus quando não obtém tal "audiência".
Acredito que o pior é conduzir a vida com essa "filosofia do próprio umbigo". O exercício de transformar circunstância normais em transtorno social para obter a luz de um holofote que se apaga.

Segundo a psicóloga Adriana Tanese Nogueira
"Ao questionar a centralidade do Ego ... primeira consequência é que o Ego perde o direito a ter “razão por decreto lei”; o Ego não é mais o reizinho que consegue tudo o que quer. Perdendo o privilégio à última palavra, ele deve controlar sua tendência ao egoismo e desenvolver a humildade. Esta mudança lhe permite abrir-se ao Outro."
Do blog Mente Hiperativa
"O egocêntrico acha que você age sempre pensando em como essa atitude vai afetar a vida dele, se para o bem ou para o mal. Ele pensa que a todos se preocupam em como tal atitude vai influenciar a vida dele, ele pensa 'ele só fez isso porque sabia que eu não ia gostar'. Como se por acaso a humanidade agisse conforme as vontades dele... Coitado!"

Na minha opinião, cada um é cada um, você não precisa fazer o que os outros fazem, nem se espelhar em ninguém, ser você mesmo é tão mais legal..
Existem pessoas parecidas, mas, tudo tem um limite, até neurose!!#fikadica